4 bons motivos para preferir produtos biológicos

4 bons motivos para preferir produtos biológicos

 

A preferência por produtos biológicos está a crescer a nível mundial, bem como a sua produção (felizmente!). Juntamente com outros sistemas ecológicos de produção alimentar que têm vindo a ser resgatados de métodos antigos - concertados com conhecimento empírico e científico actual (agrofloresta, biodinâmica e permacultura, p.e.) - e que se mostram igualmente produtivos, podemos ter mais esperança num futuro cuja alimentação contribui mais quer para a sua saúde quer para a conservação da natureza. Deixamos-lhe (pelo menos) 4 bons motivos para escolher produtos biológicos:

 

1. Saúde – restrição na utilização de pesticidas e herbicidas; não são permitidos OGM´s; solos saudáveis e ricos produzem alimentos de melhor qualidade; promove a comida da época, favorecendo a diversidade alimentar do consumidor; a cadeia de distribuição é normalmente mais curta, o que permite o acesso a alimentos mais frescos.

 

2. Sustentabilidade ambientalpreserva e/ou melhora os solos; diminui a libertação de gases de estufa; evita a poluição das águas com fertilizantes inorgânicos; promove a biodiversidade; propicia a economia circular, diminuindo o desperdício; comercializa alimentos preferencialmente locais.

 

Cabaz biológico

(Exemplo de cabaz Bio em Casa)

 

Mais postos de trabalho – necessita de maior mão-de-obra; favorece pequenos produtores, que têm assim o acesso ao mercado mais facilitado; preços mais justos para os agricultores.

 

Resiliência alimentar para o futuro – permite o armazenamento de sementes, ao contrário da agricultura industrial, cujo estabelecimento de um sistema de patentes e criação de sementes hibridas restringe essa tradição ancestral; maior conhecimento empírico dos ecossistemas por parte dos agricultores; protecção de abelhas e outros insectos polinizadores essenciais; regeneração de solos; utilização, recuperação e selecção de espécies vegetais e animais mais resilientes a diferenças climáticas.

 

Se quiser receber o seu cabaz biológico certificado e personalizado, à medida das suas necessidades, visite o www.bioemcasa.com. Será um gosto servi-la(o)!

 

couve

(couve da nossa própria produção)


Deixe um comentário